sobre

Márcia Jamille é uma arqueóloga, roteirista e criadora de conteúdo de ciência. Ela é conhecida por sua atuação no site Arqueologia Egípcia, nos canais Arqueologia pelo Mundo, Márcia Jamille e o Egito Antigo e no Nerdologia. Além disso, Márcia está atualmente escrevendo um livro intitulado “Mãe África”, que será publicado pela HarperCollins.

Nascida em Aracaju (SE), Márcia sempre sonhou em se tornar arqueóloga e logo após terminar o ensino médio, ingressou na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para estudar Arqueologia. Ela se formou em 2010 com a monografia “Egito Submerso: A Arqueologia Marítima Egípcia”. Durante a graduação, Márcia dividia seu tempo entre os estudos e a escrita para o Arqueologia Egípcia, site criado em março de 2008, e também abriu um canal no YouTube em setembro do mesmo ano.

Em seguida, Márcia obteve um mestrado na mesma área e universidade, com a dissertação “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: Uma Proposta de Pesquisa das Sociedades dos Oásis do Período Faraônico” (2013). Em 2014, ela publicou um ensaio independente intitulado “Uma viagem pelo Nilo”.

Após se formar, Márcia trabalhou como freelancer em arqueologia de 2013 a 2015, mas teve que interromper devido a questões de saúde. Em 2017, impossibilitada de participar de trabalhos de campo, ela se dedicou mais intensivamente ao site e canal no YouTube. Em maio de 2018, Márcia foi convidada a entrar no selo ScienceVlogs Brasil e, no final do mesmo ano, ganhou o prêmio YouTube NextUp. Em outubro de 2021, o canal passou a se chamar Arqueologia pelo Mundo, para refletir o fato de que, embora originalmente dedicado exclusivamente ao Egito Antigo, o canal também publicava vídeos sobre outros temas da arqueologia.

Seus principais interesses de pesquisa incluem bioarqueologia, arqueologia de ambientes aquáticos e orientalismo.

No final de 2021 entrou para um programa de mentoria da Play9, uma das maiores empresas de network digital, onde ficou por pouco mais de 1 ano.

Títulos e o prêmio dado pelo YouTube:

2010: bacharel em Arqueologia

2013: mestre em Arqueologia

2018: o canal “Arqueologia Egípcia” (hoje Arqueologia pelo Mundo) ganhou o prêmio YouTube NextUp.

Principais interesses de pesquisa:

Bioarqueologia — estudo de remanescentes humanos e a discussão de como diferentes sociedades entenderam a morte;
Arqueologia de Ambientes Aquáticos — os simbolismos dados aos espaços aquáticos;
Orientalismo — de qual forma os discursos do ocidente em relação ao dito oriente manipulou nossa percepção acerca de países do Oriente Próximo e asiáticos.